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O porque do porquê!

Somos maiores do que nossas carreiras, e isso significa muito!

Ao depositarmos no trabalho tamanha expectativa em relação à nossa felicidade e cumprimento do nosso propósito da vida, penso no desafio a que essa busca se propõe já que cuidar da carreira não é uma atividade de curto prazo e estão envolvidos muitos outros fatores fora do nosso controle: as pessoas com quem iremos nos relacionar diariamente, o ambiente físico, a cultura da organização, a valor que a sociedade ou nossa família dão àquilo que fazemos.

Trabalhar é projeto de uma vida toda. Trabalhamos todos os dias, horas a fio, durante vários anos de nossas vidas. É no trabalho que conhecemos pessoas que nunca conheceríamos em nosso meio social. É no trabalho que temos a chance de exercitar diferentes tipos de relações, de aprender coisas novas, de aprender como não queremos ser. Ficamos expostos às pessoas e situações e por isso evoluímos. Ficamos mais desembaraçados!   

Precisamos de certo tempo para identificar para onde as decisões que tomamos nos levam ao longo da nossa vida profissional. Também precisamos de um olhar afiado e atento, para realinharmos a rota conforme seja necessário.

Também é preciso coragem para bancar nossos sonhos e para sermos coerentes com nossos valores. Fazemos algo em que somos realmente bons também é caminho para realização!

 Muito mais do que cumprir o “propósito de vida”, expressão que pode por vezes se passar como clichê, a busca pelo porquê fazemos o que fazemos é o que mais importa. A autonomia, o reconhecimento, o desenvolvimento, o dinheiro, o status são fundamentais. É preciso acreditar em alguma coisa para seguir em frente.

Trabalhamos muito, mesmo quando não estamos presentes fisicamente. Levamos trabalho para casa, nos deslocamos para outras cidades/países, gastamos um tempo louco com deslocamentos nos grandes centros urbanos. Por isso é tão importante fazer valer a pena. E quem faz valer somos cada um de nós. Não é a empresa, o gestor ou a família. Nós. Cada um de nós. Faz valer a pena.

Marina Scatena, sócia da Veropequi

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Por isso compartilhamos nossos aprendizados e provocações para você ampliar suas linhas de alcance para além das expectativas padrão. Desenvolvemos uma metodologia pensada para os desafios do ambiente corporativo com ênfase na importância do autoconhecimento para que as decisões sobre a carreira, de fato, façam sentido.

Criamos conteúdos voltados para gestão de carreira e liderança com embasamentos multidisciplinares somados com nossas duas décadas de experiência na atuação com times e organizações.

Referências e conceitos inspirados em outros campos de atuação trazem maior concretude e criatividade para temas presentes no campo do trabalho, sempre em transformação.

As culturas e valores se transformam em função de mudanças de cenários e ambientes externos: novos negócios, fusões, crises entre outros. A reestruturação interna de organizações as preparam para esses novos desafios e a liderança precisa alinhar comportamentos e ter um espaço no qual os impactos individuais possam ser trabalhados. Acreditamos que carreiras e vidas são transformadas pela maneira que a liderança atua e, com método e experiência é possível acompanhar individualmente os líderes dentro de um escopo corporativo de desenvolvimento necessário.

Nossa escolha é colocar as pessoas no centro da transformação, criando conexão entre o que está mudando e a forma como as pessoas  se relacionam com as mudanças. Nada se implanta de novo nas empresas se as pessoas não experimentarem sentido nas ações. Por isso a gestão de impactos na transformação cultural parte COM as pessoas e coloca processos e projetos em sintonia com os objetivos da organização e das equipes. Mudanças de sistema, nova modelagem de  estrutura, de espaço físico, de gestão estratégica entre outros,  precisam estar apoiadas em práticas que levem em consideração o entendimento e a participação ativa das pessoas para que haja significado.

A formação ampla e diversa com a qual construímos nossas carreiras nos possibilita trabalhar de forma mais livre, com largo repertório e conceitos multidisciplinares. Compartilhamos nossa experiência na gestão de pessoas e culturas adicionando nosso olhar crítico para modelos pré-concebidos: gostamos de co-criar junto com nossos clientes e apresentar soluções que, de fato, façam sentido e tragam resultado. Nosso pressuposto é que gente constrói cultura e que empresas estão de pé e chegam a resultados porque as pessoas estão todos os dias as movimentando.

Nosso ponto de partida é conhecer a história da empresa e das pessoas, conectá-las às suas expectativas e fazer intersecções com a cultura organizacional.

Ouvimos times e profissionais que se relacionam de forma diferente com a organização: com mais proximidade física ou distanciamento, em áreas mais técnicas ou relacionais etc. Trocamos experiências e colocamos em prática situações vivenciadas, para que as pessoas e equipes reconheçam suas ações na cultura onde estão inseridas e trabalhem juntas, para sua atualização e fortalecimento. 

No final o resultado pode se transformar no workshop de cultura que apresenta, comunica e alinha comportamentos, valores e pressupostos para toda a organização.

Nosso trabalho em tradução e fortalecimento de cultura traz à tona os marcadores culturais e valores que definem o ambiente de cada empresa e a tornam singular e forte. Sabemos que fortalecer as práticas, incorporá-las no dia a dia de todos e medir resultados de fortalecimento e reconhecimento da cultura, demanda uma jornada de definição de rituais, papéis, desenho de rotinas e pontos de conexão entre as expectativas das pessoas e da empresa.