Não pensar em mudanças no final do ano é apenas para os mais iluminados e disciplinados que possuem o hábito de, constantemente, rever suas posições, crenças, atitudes, metas. Para os quase todos que concentram nesse período o desejo de transitar para um lugar melhor, a Veropequi deseja atenção e foco! Qualquer transição de carreira, em qualquer grau de transformação, de uma alteração de função em um mesmo ambiente organizacional à mudança radical de atuação, atividades, espaço e de stakeholders, parte de um ponto comum: autoconhecimento e planejamento.
Há uma diferença enorme em nossos projetos quando nos deparamos com profissionais que estão em transição e que reconhecem profundamente suas competências, suas reações diante de diferentes emoções e demonstram autoconfiança para suas ações. Esses são os pilares para qualquer passo de mudança: autoconsciência emocional, auto avaliação acurada e autoconfiança. Sem esse mapa em mãos a viagem pode ser muito turbulenta. Mas sabemos também que não é um mergulho fácil, são raros os profissionais que estão dispostos a fazê-lo com seriedade.
O mercado de trabalho vive uma aguda fase de mudança em razão da rapidez com a qual tecnologias e comportamentos migram de padrão, em razão de novas expectativas e soluções e, sobretudo, pelo ambiente altamente incerto que nos cerca. Sabemos que precisaremos ter nessa jornada de transição competências relacionadas ao século XXI:
- Aprender a ser – viver melhor integrado, desenvolver níveis altos de consciência;
- Aprender a conviver – desenvolver fortemente a capacidade de conexão com outros, ter inteligência emocional e social;
- Aprender a aprender – saber combinar experiência e reflexão, teoria e prática, compreender paradoxos cada vez mais presentes;
- Aprender a fazer – saber planejar, executar, visualizar, começar de novo. Aprender a ter o erro como grande momento de validação e aprendizado.
Se você está planejando uma transição de carreira precisa reservar um bom tempo para esse trabalho interno: reconhecer sua condição de jornada, suas competências, suas emoções e como esse ambiente em constante mudança pode afetar você. Precisa ter consciência do recebimento e internalização de feedbacks no decorrer de sua carreira ou da necessidade de um trabalho acompanhado de um especialista que melhor possa acompanhar você em suas mudanças.
Danielle Moro, sócia da Veropequi