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Mentoria para quê?

Embora o termo mentoria pareça ser bem atual, a relação de mentor e mentorado sempre existiu na sociedade de maneira espontânea, pois desde a primeira infância tivemos alguém que nos ensinou: pais, avós, irmãos. Seguir exemplos e eleger modelos de aprendizados é uma prática humana nata.  No cenário informal no decorrer de nossas vidas, além de mentorados, sem notarmos fomos, provavelmente, também mentores. Ou seja, aprendemos desde sempre a praticar essa relação, seja com um amigo, com um irmão, com alguém próximo no trabalho. E percebemos que, em muitos casos, conviver com alguém que tem mais vivência e experiência em algum assunto que nos interessa, acelera o nosso aprendizado.

As organizações também perceberam essa aceleração e, por esse motivo o ambiente corporativo tem procurado colocar em prática, cada vez mais, os processos de mentoria. Com foco não apenas no aprendizado técnico e no domínio de resultados alcançados, o mentor, no ambiente corporativo, pode ajudar muito no aspecto emocional de seu mentorado, no ganho de competências comportamentais e, sobretudo, na abertura de oportunidades e novos contatos.

A base da mentoria é o relacionamento interpessoal. Gostar de gente, interessar-se pelas diferentes maneiras como as pessoas solucionam problemas, aproximam conteúdos e encaram desafios é matéria-prima para estabelecer um bom processo de mentoria saudável e com perspectiva de sucesso para os dois lados.

Mentoria nas organizações

A mentoria nas organizações começou a surgir de maneira mais planejada inicialmente nos Estados Unidos na década de 1970, expandindo-se, posteriormente, para o Canadá e países da Europa. Quem conseguiu colocar em prática corretamente esse conceito, pode ver a evolução nas relações internas e nos resultados alcançados.

Entre os mais diversos objetivos na implementação desse programa dentro das empresas,  os principais são a rapidez e a consistência do conhecimento adquirido e das experiências trocadas. Embora a visão como um todo seja a busca de melhorias para organização, a mentoria também tem como grande foco auxiliar no desenvolvimento do ser humano, pois se o mentorado não tiver claro qual objetivo quer atingir, o processo pode tornar-se mais complicado. (Em outro post, falaremos melhor sobre a importância do autoconhecimento em programas assim).

O programa de mentoria em uma organização oferece diversas vantagens, algumas das quais elencamos mais abaixo, no entanto, é preciso ter em mente que a organização e o planejamento são imprescindíveis para o bom encaminhamento do processo como um todo.

Acelerar a adaptação de novas pessoas na empresa ou em áreas e práticas diferentes das quais atuavam.

Acelerar a aquisição de conhecimento específico por meio da história e da prática compartilhada com o mentor.

Reter conhecimento tácito (aquele que não está em escrito em nenhuma obra, nenhum livro, apenas nas experiências da pessoa). No processo de mentoria você pode fazer a transferência e este conhecimento permanece dentro da organização.

Preparar ambiente propício para absorção de mudança de cultura organizacional: multiplicar novos valores por meio de práticas exemplares carrega maior porcentagem de sucesso do que manuais ou novas políticas de conduta.

 Além de facilitar caminhos para melhores resultados organizacionais, o processo presenteia tanto mentores quanto mentorados. Vamos falar desses ganhos em um próximo texto. 

E você, sabe identificar seus mentores informais? Em que momento eles foram importantes na sua vida e carreira?

Natália Brasileiro, sócia da Veropequi

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Por isso compartilhamos nossos aprendizados e provocações para você ampliar suas linhas de alcance para além das expectativas padrão. Desenvolvemos uma metodologia pensada para os desafios do ambiente corporativo com ênfase na importância do autoconhecimento para que as decisões sobre a carreira, de fato, façam sentido.

Criamos conteúdos voltados para gestão de carreira e liderança com embasamentos multidisciplinares somados com nossas duas décadas de experiência na atuação com times e organizações.

Referências e conceitos inspirados em outros campos de atuação trazem maior concretude e criatividade para temas presentes no campo do trabalho, sempre em transformação.

As culturas e valores se transformam em função de mudanças de cenários e ambientes externos: novos negócios, fusões, crises entre outros. A reestruturação interna de organizações as preparam para esses novos desafios e a liderança precisa alinhar comportamentos e ter um espaço no qual os impactos individuais possam ser trabalhados. Acreditamos que carreiras e vidas são transformadas pela maneira que a liderança atua e, com método e experiência é possível acompanhar individualmente os líderes dentro de um escopo corporativo de desenvolvimento necessário.

Nossa escolha é colocar as pessoas no centro da transformação, criando conexão entre o que está mudando e a forma como as pessoas  se relacionam com as mudanças. Nada se implanta de novo nas empresas se as pessoas não experimentarem sentido nas ações. Por isso a gestão de impactos na transformação cultural parte COM as pessoas e coloca processos e projetos em sintonia com os objetivos da organização e das equipes. Mudanças de sistema, nova modelagem de  estrutura, de espaço físico, de gestão estratégica entre outros,  precisam estar apoiadas em práticas que levem em consideração o entendimento e a participação ativa das pessoas para que haja significado.

A formação ampla e diversa com a qual construímos nossas carreiras nos possibilita trabalhar de forma mais livre, com largo repertório e conceitos multidisciplinares. Compartilhamos nossa experiência na gestão de pessoas e culturas adicionando nosso olhar crítico para modelos pré-concebidos: gostamos de co-criar junto com nossos clientes e apresentar soluções que, de fato, façam sentido e tragam resultado. Nosso pressuposto é que gente constrói cultura e que empresas estão de pé e chegam a resultados porque as pessoas estão todos os dias as movimentando.

Nosso ponto de partida é conhecer a história da empresa e das pessoas, conectá-las às suas expectativas e fazer intersecções com a cultura organizacional.

Ouvimos times e profissionais que se relacionam de forma diferente com a organização: com mais proximidade física ou distanciamento, em áreas mais técnicas ou relacionais etc. Trocamos experiências e colocamos em prática situações vivenciadas, para que as pessoas e equipes reconheçam suas ações na cultura onde estão inseridas e trabalhem juntas, para sua atualização e fortalecimento. 

No final o resultado pode se transformar no workshop de cultura que apresenta, comunica e alinha comportamentos, valores e pressupostos para toda a organização.

Nosso trabalho em tradução e fortalecimento de cultura traz à tona os marcadores culturais e valores que definem o ambiente de cada empresa e a tornam singular e forte. Sabemos que fortalecer as práticas, incorporá-las no dia a dia de todos e medir resultados de fortalecimento e reconhecimento da cultura, demanda uma jornada de definição de rituais, papéis, desenho de rotinas e pontos de conexão entre as expectativas das pessoas e da empresa.